• S Z Arquitetura

Como ambientar varandas pequenas

Atualizado: 14 de Mar de 2019

1. Antes de começar a decorar sua varanda pequena você precisa tomar uma decisão:

Como você quer usar a varanda? Você quer uma espaço para relax ou uma área para pequenas refeições? Se você quer usar sua varanda para relaxar, você precisa de assentos confortáveis, abuse dos futons, almofadas e redes. Os melhores móveis são bancos de 2 lugares com braços ou bancos sem braço que podem ser arranjados em L cobertos com futons e almofadas, sofás feitos com pallets e futons e redes. Também pode usar banquinhos para apoiar bebidas. Se você quer usar sua varanda para pequenas refeições, aposte no estilo bistrô francês, que combina uma mesinha pequena com 2 cadeiras. Se quiser economizar espaço use uma mesas e cadeiras dobráveis.




2. Extensão da sala de estar

Integrar a varanda com o restante da sala de estar funciona tanto para as varandas modernas, maiores e equipadas com área gourmet, quanto para as pequenas e sem muito espaço. Se você gosta da ideia e pretende colocá-la em prática, então, é importante manter a coerência estética com os ambientes internos. Você pode utilizar os mesmos acabamentos da sala ou optar por outros parecidos para valorizar o visual unificado. Os móveis e a paleta de cores também podem entrar na brincadeira.




3. Distribuição do Espaço

Distribuir os ambientes em uma varanda grande é quase intuitivo: a mesa de refeição deve ficar próxima da churrasqueira e um pequeno estar disposto logo em seguida. Já as menores são um pouco mais complexas, mas podem sim ganhar mais de um ambiente. Basta aproveitar ao máximo cada centímetro dela e não sobrecarregar o espaço com objetos demais: cadeiras confortáveis de um lado, uma bancada com banquetas do outro e pronto: você ganha um lugarzinho para refeição e um mini estar.




4. Móveis para área externa

Fuja da dor de cabeça de ter que retirar as cadeiras da varanda em dias muito ensolarados ou quando a chuva se aproxima. O ideal é escolher móveis específicos para as áreas externas que suportem as mudanças climáticas sem perder a qualidade e que não necessitem de manutenções constantes. O mesmo serve para os tecidos, que devem ser impermeáveis e fáceis de limpar.




5. Peças multifuncionais

Bancos, pufes, móveis retráteis. Esses objetos são ótimos para a varanda, pois se desdobram em diversas funções. Um banco pode servir de assento extra ou de apoio lateral, enquanto o pufe se transforma em uma mesinha de centro com a ajuda de uma bandeja. Os carrinhos podem servir de apoio para uma linda horta de temperos, facilmente transportada para perto da cozinha gourmet!




6. Vasos de plantas de diversas alturas

Combinar vasos de diferentes tamanhos e alturas mantém a fluidez visual do espaço. Ter apenas plantas altas e volumosas podem bloquear a paisagem e a incidência da luz do sol, e escolher apenas os vasinhos pequenos não valorizará o clima de jardim que a varanda deve ter. Por isso opte pelo mix, disposto principalmente nos cantos do ambiente.




33 visualizações
CONTATO
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Entre em contato!

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Pinterest
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now